Skip to main content

O presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), Magnelson Carlos de Souza, participou de bate-papo ao vivo com Celso Mariano, do Portal do Trânsito. A entrevista abordou a minuta do Contran, que passa por consulta pública e visa tornar facultativo o curso teórico nas autoescolas/cfcs. 

ASSISTA AQUI

Consulta pública

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) colocou em consulta pública as minutas de duas novas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que substituirão a 789/20. Esta é a norma que regulamenta o processo de formação de condutores. Uma delas dispõe sobre o novo processo de formação de condutores, assim como a outra aprova o “Manual de Formação de condutor”. Dentre algumas mudanças, o Contran sugere tornar o curso teórico facultativo na primeira habilitação, ou seja seria o fim do curso obrigatório.

O Portal do Trânsito fez uma enquete para descobrir a opinião de seus leitores. De acordo com o levantamento, a maioria dos entrevistados é contra a decisão de tornar o curso teórico facultativo. Para 69% -dos 2607 entrevistados- o curso teórico é muito importante para a formação do condutor, ou seja, deve continuar obrigatório. Por outro lado, 31% concordam com a sugestão do Contran de que o curso teórico deve ser facultativo.

A mesma opinião têm os especialistas entrevistados pelo Portal do Trânsito. Todos são unânimes em afirmar que essa decisão poderá afetar não só o processo de formação de condutores, mas a sociedade como um todo.

*Com informações do Portal do Trânsito. 

Deixe uma resposta