Skip to main content

As propostas de alteração no processo de formação de condutores no Brasil será a pauta da reunião extraordinária que acontece nesta terça-feira (13/12), às 10h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência pública com o tema “Revisão do Processo de Formação de Condutores”, foi requerida pelo deputado federal Zé Neto (PT-BA), após articulação do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto BA), junto com a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto). 

O objetivo da audiência pública é discutir amplamente com o setor, especialistas em trânsito e sociedade as propostas de alteração das normas para habilitação de condutores no Brasil e o impacto de cada medida na segurança viária. Entre os convidados estão, o presidente da Feneauto, Magnelson Carlos de Souza, o presidente do Sindauto BA, Wellington Oliveira, o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, o Secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico de Moura Carneiro e a diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart. A audiência pública será realizada em formato híbrido e transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara dos Deputados. Acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA  

Fim do Curso Teórico na pauta do Contran 

Assim que tomou conhecimento da pretensão do Contran de publicar, ainda neste ano, a minuta que propõe, entre outras mudanças, acabar com a formação teórica nas autoescolas/CFCs, a Feneauto iniciou uma nova articulação institucional para frear o avanço desta medida. O assunto está previsto para entrar na pauta da próxima reunião deliberativa do Contran, agendada para o dia 15 de dezembro. 

Além da manifestação contrária de especialistas em trânsito, a Feneauto, junto com os sindicatos estaduais e associações, realizaram articulações políticas. Entre elas, o presidente da Feneauto, Magnelson Carlos, se reuniu com o vice-presidente eleito do Brasil, Geraldo Alckmin, além de participar de reunião com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, junto com a Abrauto. Destas tratativas, nesta segunda-feira (12/12), o vice-presidente Alckmin enviou ofício ao Ministério da Infraestrutura e a Casa Civil, solicitando a retirada do assunto da pauta da reunião, postergando a discussão para a próxima gestão.

Deixe uma resposta