O presidente da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), Magnelson Carlos de Souza, esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira (11) para cumprir uma extensa agenda de reuniões com parlamentares e representantes de entidades ligadas ao trânsito brasileiro.
Acompanhando o presidente da Feneauto durante o dia, estiveram o presidente do Sindicato das Autoescolas do Distrito Federal, Francisco Joaquim Loiola, e o diretor do Sindicato das Autoescolas do Rio Grande do Sul, Vilnei Sessim – que esteve em Brasília por conta de sua participação no grupo de trabalho criado pelo Denatran para a reestruturação do manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.
Veja a seguir um resumo de todas as reuniões e encontros ocorridos durante a agenda do presidente da Feneauto nesta quarta-feira (11).
1. Reunião na nova sede da Feneauto para entrevista de colaboradoras para atuarem na entidade.
2. O presidente da Feneauto foi até a Câmara dos Deputados para acompanhar a votação do parecer do relator do Projeto de Lei nº 3267/19, de autoria do presidente Jair Bolsonaro. A audiência foi cancelada, no entanto, o relatório que seria votado foi disponibilizado para os presentes (clique aqui e confira na íntegra).
3. Em almoço no Anexo IV da Câmara dos Deputados com o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Francisco Garonce, o presidente Magnelson reiterou a disposição da Feneauto em participar ativamente de todos os projetos promovidos pelo ONSV que envolvam a segurança e educação no trânsito e o aprimoramento do processo de formação de condutores.
4. O presidente da Feneauto manteve audiência com o Senador Fabiano Contaratto (REDE/ES) para pedir apoio em relação ao Projeto de Lei 6485/19 da Senadora Kátia Abreu (PDT/TO). O Senador, que é uma referência no trânsito brasileiro e no Senado Federal, declarou apoio a todas as demandas que envolvem o trânsito brasileiro e se posicionou contrário a propositura da Senadora Kátia Abreu. “Alinhamos um etendimento para apoiar em tudo aquilo que for ligado ao nosso setor”, disse Magnelson Carlos de Souza.
5. Reunião com representantes do SEST-SENAT, Katiane Batista e Luciana Malamin Correia, para tratar de temas relacionados às Autoescolas/CFC’s. Ficou pré-definido a criação de dois grupos de trabalho envolvendo Feneauto e SEST-SENAT:
• o primeiro para tratar de temas relacionados a legislação e projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que estão ligados ao setor; e
• o segundo grupo de trabalho para atuar na educação e formação de condutores, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados pelas Autoescolas/CFC’s, especialmente na obtenção das categorias “C”, “D” e “E”.
O presidente Magnelson aproveitou a reunião para saber mais sobre dois projetos promovidos pelo SEST-SENAT e que são de interesse direto das Autoescolas, o CNH Social e a Qualificação Profissional dos Cobradores no Transporte Coletivo.
O projeto CNH Social parou em 2017 e hoje atua apenas com os alunos remanescentes.
Já o projeto de qualificação dos cobradores de transporte coletivo está ativo e a recomendação é que os Sindicatos Estaduais repassem às Autoescolas interessadas para que busquem contato com as unidades do SEST-SENAT em seus respectivos estados. O projeto consiste em preparar os cobradores para se tornarem motoristas.
6. Na última reunião do dia, o presidente Magnelson foi até a sede da Associação Nacional dos Detrans (AND) para reunião com a diretora Cristina Andrade, com o propósito de reforçar a parceria entre Feneauto e a AND.
“O protagonismo dos departamentos estaduais de trânsito é imprescindível para a mudança de comportamento das Autoescolas em todo o Brasil e o caminho para alcançar essa mudança deve partir da sinergia entre os Detrans e as entidades legalmente construídas para representar o setor em cada estado (Sindicatos Estaduais)”, diz Magnelson Carlos de Souza.
Todas essas reuniões foram positivas no sentido de destacar a importância da Feneauto e Sindicatos Estaduais em todos os temas e debates que envolvam as Autoescolas/CFC´s.